Pendrive Criptografado - Kingston

O pendrive Data Traveler 2000,  foi projetado para sua segurança e conta com um teclado alfanumérico que bloqueia a unidade com uma combinação de palavras ou números, proporcionando proteção por PIN de fácil uso. 

Seu recurso de bloqueio automático é ativado quando a unidade é removida de um dispositivo, e ele apaga a chave de criptografia após 10 tentativas de invasão. Ele conta com criptografia total de dados baseada em hardware de 256 bits AES no modo XTS. A criptografia é realizada na unidade e não no computador, sendo que nenhum traço do PIN é deixado no sistema para um nível de segurança avançado.

O DataTraveler 2000 não depende de sistema operacional e pode ser usado em qualquer dispositivo com uma porta USB 2.0 ou USB 3.1 Ger1 (USB 3.0). É compatível com Windows®, Mac OS, Linux, Chrome OS, Android, dispositivos finos e sistemas incorporados, e a unidade não precisa de software ou drivers.


Seu design resistente protege a unidade de elementos comuns como água e poeira.

Detalhes: www.kingston.com/br/usb/encrypted_security#dt2000
Kingston Store: www.kingstonstore.com.br
Vídeo: www.youtube.com/watch?v=769QcN3kbGw

0 comentários

CD Maiara e Maraisa - Ao Vivo em Goiânia


Maiara e Maraisa além de irmãs, gêmeas e de aparência bem semelhante, compartilham do mesmo sonho e talento: a música sertaneja.     
Nascidas em São José dos Quatro Marcos - MT, criadas em Araguaina – TO, hoje moram em Goiânia – GO, a cidade conhecida como berço da música sertaneja e que abriu muitas portas para a carreira da dupla. Com as vozes lindas e inconfundíveis e com o talento para a composição não tinha como ser diferente. 
Álbum: Ao Vivo Em Goiânia

Gênero: Sertanejo
   Tamanho: 118 Mb    



No ano de 2013 lançaram a música “No Dia do Seu Casamento” que tocou muito e alavancou a carreira da dupla, e que também contou com um clipe lindo que faz muito sucesso na internet com a interpretação das irmãs e hoje já tem mais de um milhão de visualizações.
Logo em seguida a dupla lançou o seu EP com algumas músicas autorais, e a música “É Rolo” contou com a participação da dupla Jorge e Mateus. O EP foi trabalhado por um ano e foi um trabalho que rendeu bons frutos.
No dia 31 de março de 2015 a dupla gravou na cidade de Goiânia o primeiro DVD da carreira, com um repertório escolhido a dedo, com uma estrutura linda e com participações pra lá de especiais como Jorge e Mateus, Cristiano Araújo, Bruno e Marrone e Marília Mendonça.
A nova música de trabalho da dupla, que também compõe o DVD é a “10 %”, música que vem agradando todos que escutam. O DVD foi lançado a nível nacional pela som livre em novembro de 2015. Quem assistiu o primeiro DVD garante ser um dos mais lindos de 2015!  
E quem ficou encantado com o primeiro DVD, vai se surpreender com o segundo – que será gravado no primeiro semestre de 2016.
A dupla Maiara e Maraisa virou referência no meio musical e se apresenta em vários estados brasileiros como São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, entre outros. Além de terem uma carreira promissora, elas são as maiores apostas femininas do sertanejo na atualidade.



                                       

0 comentários

KMPlayer 4.0.6.4 Download - Poderoso e recomendável leitor de multimédia e DVD.

O KMPlayer apresenta-se como uma excelente alternativa ao seu atual leitor de multimédia, e a sua caraterística principal é a versatilidade. Este programa inclui todas as funcionalidades que poderia procurar numa aplicação deste género. Dispõe de um interface intuitivo e apelativo, suporta todos os formatos de ficheiro audiovisual e oferece um bom desempenho.

 
Tamanho: 36 MB

Além disto, o KMPlayer inclui diversas ferramentas poderosas que melhoram a visualização de vídeos.
Finalmente, há que referir que o KMPlayer consome muito poucos recursos do sistema, qualquer que seja o tipo de ficheiro aberto - o que é especialmente importante se tiver um sistema menos poderoso, onde certos tipos de ficheiro normalmente demoram mais tempo a abrir. Em resumo, o KMPlayer é realmente uma alternativa a experimentar.


KMPlayer é compatível com

AVI, WMV, MKV, MOV, MP3, MP4, OGG, MPEG1, MPEG2, 3GP, VOB, AC3, AAC, MPC, FLAC, AMR, WV

Mais do que um simples player de mídia


A qualidade do processamento de vídeo é impecável e o número e a qualidade de efeitos e tratamentos disponíveis irá satisfazer os mais exigentes. Além disso, o software é expandido com KMP+, uma extensão com outros recursos multimídia, incluindo abrir vídeos do YouTube, comprar filmes em VOD (vídeos sob demanda) e até mesmo jogar games em Flash.
Uma característica especial do KMPlayer é como acrescentar compatibilidade com novos tipos de arquivos. Totalmente híbrido, ele aceita tanto os filtros de exibição do DirectShow (os mesmos usados nos outros programas do Windows), como também os filtros e plugins projetados para o Winamp.
Baseado na excelente biblioteca de vídeos FFmpeg, o KMPlayer inclui controles avançados de processamento de vídeo e permite que você altere os filtros usados para a leitura de um arquivo e suas conexões. Assim, você pode escolher os codecs mais adequados se as opções automáticas não agradarem.

Interface e desempenhos excepcionais


A interface está muito à frente do Windows Media Player ou do Winamp. No KMPlayer não há menus, apenas uma janela simples com controles convencionais. Todas as configurações e controles avançados estão disponíveis em um menu de contexto do mouse.
Você também pode optar por exibir apenas as funções principais, desativando o menu avançado. O KMPlayer é personalizável com skins que podem variar dependendo do conteúdo exibido.

KMPlayer é leve e usa pouca memória. Outro ponto positivo para um software que suporta nativamente quase todos os formatos de áudio e vídeo existentes. 

Prós
  • Baixo uso de recursos do computador
  • Personalizações da interface
  • Qualidade de exibição de vídeos
  • Variedade de efeitos disponíveis 
Contras
  • Sem contras

0 comentários

Silicon Valley – 2ª Temporada Dublado – MEGA Download

Para quem esta ansioso pelo episódio 4 da Silicon Valley 3ª Temporada Vamos revendo os 10 episódio Dublado da 2ª Temporada - Silicon Valley  - O mundo da tecnologia não será mais o mesmo com a nova série da HBO e de Mike Judge, Com um nome imponente e que a principio leva ao telespectador algo macabro, Silicon Valley, não retrata nada disso, mas lança um olhar cômico sobre a corrida do ouro no Vale do Silício, onde pessoas qualificadas para o sucesso são as menos capazes de enfrentá-lo. De forma irreverente, a série irá abordar o mundo da tecnologia e será parcialmente inspirada em histórias do próprio Judge, quando foi engenheiro do Vale Do Silício na década de 80.

Título Original: Silicon Valley
Gênero: Tecnologia
Classificação: +16
Tempo de Duração: 28 Min
Ano de Lançamento: 2015

Download AVi Dual Áudio
Episódio 01 – Mega 1Fichier UsersFiles
Episódio 02 – Mega 1Fichier UsersFiles
Episódio 03 – Mega 1Fichier UsersFiles
Episódio 04 – Mega 1Fichier UsersFiles
Episódio 05 – Mega 1Fichier UsersFiles
Episódio 06 – Mega 1Fichier UsersFiles
Episódio 07 – Mega 1Fichier UsersFiles
Episódio 08 – Mega 1Fichier UsersFiles
Episódio 09 – Mega1FichierUsersFiles
Episódio 10 – Mega 1Fichier UsersCloud
Final de Temporada
__________________________________________________

Download Mp4 Dublado
Episódio 01 – Mega 1Fichier UsersFiles 4Shared
Episódio 02 – Mega 1FichierUsersFiles 4Shared
Episódio 03 – Mega 1Fichier UsersFiles 4Shared
Episódio 04 – Mega 1Fichier UsersFiles 4Shared
Episódio 05 – Mega 1Fichier UsersFiles 4Shared
Episódio 06 – Mega 1Fichier UsersFiles 4Shared
Episódio 07 – Mega 1Fichier UsersFiles 4Shared
Episódio 08 – Mega 1Fichier UsersFiles 4Shared
Episódio 09 – Mega1FichierUsersFiles4Shared
Episódio 09 – Mega 1Fichier UsersCloud – 4Shared
Final de Temporada

0 comentários

Um Homem Entre Gigantes (2016) BRRip Blu-Ray Dublado 5.1 CH 720p / 1080p Torrent

Um Homem Entre Gigantes (2016) BRRip Blu-Ray Dublado – Will Smith estrela “Um Homem Entre Gigantes”, um drama baseado na incrível história real, no estilo Davi contra Golias, do americano imigrante Dr. Bennet Omalu, O brilhante neuropatologista forense que descobriu o TCE (traumatismo cranioencefálico relacionado ao futebol americano) num jogador profissional e lutou para que a verdade fosse revelada. A jornada sentimental de Omalu o coloca num conflito perigoso com uma das mais poderosas e queridas instituições do mundo. Com atuações comoventes de Alec Baldwin e do indicado ao Oscar® Albert Brooks (1987, Melhor Ator Coadjuvante, “Nos Bastidores da Notícia”).



Fontes: sobaixar e thepiratefilmes
Opinião: O tema é um dos melhores que encontrei no cinema! Os danos causados pelos esportes profissionais são irreversíveis, sejam no futebol americano, futebol de campo, vôlei, boxe etc. Eu fiquei bem curioso porque havia pensado bastante sobre isso há alguns meses. A prática física é saudável para o ser humano e muitas vezes a prática esportiva é prejudicial para a saúde. Alem disso o filme tem ótimos atores e direção. Recomendado
Curiosidades: O filme é baseado em fatos reais narrados na reportagem Game Brain, de Jeanne Marie Laskas. A mesma temática foi explorada na série documental Frontline no episódio League Of Denial: The NFL’s Concussion Crisis, lançado em 2013. A princípio era Ridley Scott quem dirigiria a produção. Ele desistiu e assina apenas a produção. O longa foi indicado ao Globo de Ouro 2016 de Melhor Ator de Drama (Will Smith).

Elenco

Will Smith – Dr. Bennet Omalu
Gugu Mbatha-Raw Gugu – Prema Mutiso
Alec Baldwin – Dr. Julian Bailes
Stephen Moyer – Dr. Ron Hamilton
Eddie Marsan – Dr. Steven DeKosky
Luke Wilson – Roger Goodell
David Morse – Mike Webster
Albert Brooks – Dr. Cyril Wecht

0 comentários

Baixar Revista Super interessante - Edição 360 (Maio 2016)

Organize sua vida. A bagunça toma conta de nossas casas e nossas mesas. A procrastinação e o atraso trasnformam nossas agendas num caos. Felizmente, com algumas técnicas, não é difícil colocar ordem em tudo. 


   Download

INFORMAÇÕES DA REVISTA

Revista: Superinteressante
Editora: Abril
Lançamento: 2016
Número de páginas: 76
Formato: PDF
Tamanho: 15 MB


E ainda: Um gêmeo no espaço. Por um ano, a Nasa manteve um irmão gêmeo em órbita e outro na Terra. Veja o que eles descobriram.

Mais destaques:
+ A histórica da democracia e dos golpes no Brasil
+ Um perfil de Ari Rocha, projetista da máquina do tempo
+ Seu hambúrguer aquece mais o clima do que seu carro
+ Teste SUPER: qual a melhor bike elétrica?

Mais Informações: Superinteressante (chamada popularmente de “Super”) é uma revista brasileira de curiosidades culturais e científicas, publicada mensalmente pela Editora Abril, desde setembro de 1987.
Nomes atuais das seções da revista.
Cardápio – Índice que indica as páginas onde se encontram as reportagens e seções da revista.
Primeira Página (Escuta, Agora Escuta, Carta ao Leitor) – Editorial da revista, sempre escrito pelo Redator-Chefe;
Essencial – Abertura das matérias da revista; é dividida em “Uma imagem”, com uma foto intrigante, e “Mil palavras”, conteúdo original da seção, e um artigo de opinião
Supernovas (Notícias Superinteressantes, Supernotícias) – notícias mais novas da ciência.
Ciência Maluca – Pesquisas científicas inusitadas, geralmente com resultados insignficantes.
Conexões – Dois assuntos diferentes conectados em 5 partes, como “Do Chaves ao Chávez”;
Oráculo
Coisas (SuperRadar, Superfetiche) – Combinação de duas seções anteriores, “SuperMultimídia”, com novidades de cultura, e “Tech”, com equipamentos e utensílios.
Manual (Supermanual) – “Guia do Sobrevivente” é o subtítulo. Criada em Junho de 2005, ensina como sobreviver em situações como “o pára-quedas não abre” e “escapar de feras”.
Zoom – coleção de imagens de um tema só, geralmente misturando arte com ciência;
Mundo Super (Desabafa, Cartas) – Seção das mensagens dos leitores, bem como destaque para edições especiais da revista, postagens no site e redes sociais, e correções de erros nas edições passadas

0 comentários

O Negócio 1ª Temporada Torrent – Dublado HDTV 720p

O Negócio – Ambientada no universo de alto luxo de São Paulo, esta é a quinta série nacional da HBO, que produz no país desde 2004. A série conta a história de três jovens sofisticadas Karin (Rafaela Mandelli), Luna (Juliana Schalch) e Magali (Michelle Batista), que se juntam para mudar radicalmente suas vidas profissionais.


Titulo Original: O Negócio
Ano de Lançamento: 2013
Qualidade de Áudio: 10

Qualidade de Vídeo: 10




Na cidade brasileira que concentra 60% de todos os milionários do país, elas identificam um potencial mercado para exercer – e lucrar – com a profissão mais antiga do mundo. Em “O Negócio”, essas jovens, lindas, bem vestidas e com formação universitária, aprimoram seu trabalho com a aplicação de teorias de administração e marketing. Nomes como Kotler, Taylor e Levit, principais expoentes da literatura “marketeira”, são as inspirações para que essas profissionais do sexo montem seu plano de negócios.

0 comentários

Baixa AudioBook: Torne-se Inesquecível - Seja Uma Pessoa de Excelência - Audiolivro MP3


Não há nada mais determinante para o seu sucesso do que a habilidade de se destacar como uma pessoa qualificada e de grande valor, alguém com quem e para quem as outras pessoas realmente gostariam de trabalhar, conhecer e ajudar. TORNE-SE INESQUECÍVEL analisa profundamente os 10 elementos essenciais para tornar-se memorável, dando orientações claras, passo-a-passo, para desenvolvê-los e adotá-los. Os seis passos para administrar problemas de comunicação de forma honesta, efetiva e inesquecível.

Nome:  Torne-se Inesquecível - Seja Uma Pessoa de Excelência 
Áudio: Narração Luiz Antonio Lobue
Autor:  Dale  Carnegie
 Gênero: Administração
Formato:  MP3/PDF 
Tamanho: 311 MB

Quatro obstáculos que dificultam o comportamento ético verdadeiro, e como evitá-los. Uma nova forma de entender e inspirar confiança. As cinco habilidades sociais essenciais que identificam um indivíduo como uma pessoa de excelência. Como neutralizar e até afastar o medo e a ansiedade – de si mesmo e das pessoas ao seu redor. O desenvolvimento de resiliência que vai aumentar e fortalecer a sua habilidade de recuperar-se de adversidades. Uma vez que você descobre exatamente como se destacar naturalmente e sem nenhum esforço, você verá que as pessoas em todas as áreas de sua vida, desde o trabalho até a sua casa, irão tratá-lo de forma positiva e generosa! Talvez mais do que qualquer outra pessoa, Dale Carnegie mudou o movimento das relações humanas. O seu curso mundialmente famoso já influenciou milhões de pessoas. Ao fazer uma análise de sua vida, Carnegie viu que a preocupação e o medo eram as forças que o impediam de prosseguir. Ele elaborou o Curso Dale Carnegie como um fórum para superá-los e para desenvolver relações humanas e habilidades de liderança. 

2 comentários

Apostila ENEM 2016 - Edição Completa (4 Volumes)

Quer aumentar as suas chances de passar na prova do ENEM em 2016? Confira abaixo a série de benefícios da apostila do ENEM que o Grupo Nova preparou para você detonar na prova estudando com nossa apostila ENEM 2016!

Tamanho: 72 MB


0 comentários

A Menina do Vale 2 AudioLivro de Bel Pesce - Narração Humana

Um livro (AudioLivro) recheado de histórias pra você ter uma atitude empreendedora! Quem não se lembra da Menina do Vale, a jovem empreendedora brasileira de sucesso que se formou no prestigiado MIT, trabalhou em empresas como o Google e a Microsoft,

Tamanho: 29 MB

criou a sua própria startup no Vale do Silício e publicou um livro digital que só na internet chegou aos 2 milhões de downloads? Pois é, estamos falando de Bel Pesce, que recentemente foi nomeada pela revista Forbes como umas das jovens com menos de 30 anos com mais potencial no país. Depois de sete anos morando nos Estados Unidos, Bel Pesce voltou ao Brasil e decidiu focar seu trabalho na educação de milhares de jovens, fundando a FazINOVA, com a missão de descobrir, desenvolver e conectar pessoas talentosas. Quem conhece a Bel, sabe que ela adora conhecer pessoas e acredita que todos têm algum talento especial, apenas precisam de ajuda para descobrir qual possuem. Este regresso tem sido um aprendizado, e o sentimento mais forte que Bel sente hoje é o de comprometimento. “Empreender é uma baita responsabilidade. Se você entrar nesse mundo entendendo isso, já sairá na frente”, diz a autora. Ela fala bastante sobre isso nesse livro e partilha seus aprendizados mais recentes. Bem-vindo à “A Menina do Vale 2”, um livro recheado de histórias e razões para você ter uma atitude empreendedora e responsável perante a vida!


0 comentários

Silicon Valley 3ª Temporada Dublado Episódio 05


O mundo da tecnologia não será mais o mesmo com a nova série da HBO e de Mike Judge, Com um nome imponente e que a principio leva ao telespectador algo macabro, Silicon Valley, não retrata nada disso, mas lança um olhar cômico sobre a corrida do ouro no Vale do Silício, onde pessoas qualificadas para o sucesso são as menos capazes de enfrentá-lo. De forma irreverente, a série irá abordar o mundo da tecnologia e será parcialmente inspirada em histórias do próprio Judge, quando foi engenheiro do Vale Do Silício na década de 80

Título Original: Silicon Valley
Gênero: Tecnologia
Classificação: +16
Tempo de Duração: 28 Min
Ano de Lançamento: 2016


Download AVI 480p Dual Áudio “Assistir Online”
Episódio 01 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.
Episódio 02 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.
Episódio 03 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.
Episódio 04 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.
Episódio 05 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.



Download MKV 720p Dual Áudio “Assistir Online”
Episódio 01 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.
Episódio 02 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.
Episódio 03 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.
Episódio 04 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.
Episódio 05 – Mega 1Fichier 4Shared UptoBox | Play OpenLoad.

0 comentários

Baixa Revista - Dossiê Superinteressante: Como Plantar, Regar e Colher Dinheiro

Como plantar, regar e colher Dinheiro Conheça (e entenda) todas as formas de investimento ao seu alcance

– De um pé na bunda do seu banco e ganhe dinheiro.
– 1000% em 1 dia: O mundo insano dos derivativos.
– Ações: entenda de uma vez esse jogo entre malandro e otários
– Tesouro Direto: ganhar 300% do CDI com títulos públicos.

Download

Revista: Super Interessante
Editora: Abril
Lançamento: 2015
Número de páginas: 90
Formato: PDF
Tamanho: 11 MB

Você pode estar perdendo dinheiro com a poupança

Reportagem: Vinicius Oliveira*

Tio-Patinhas
Ela é centenária, confiável, simples de usar e não paga impostos. Mesmo assim, você pode estar perdendo dinheiro com ela. Saiba por quê.
O contato com a caderneta de poupança lembra os primeiros dias da pré-escola. Ela é a cartilha com o bê-a-bá financeiro em um mundo sem riscos. Ela também é uma introdução ao sistema bancário. De uma forma muito resumida, bancos fazem o meio campo entre quem tem dinheiro e quem precisa dele, cobrando uma taxa por esse trabalho. No caso da poupança, o dinheiro que você coloca nela, no banco, vai para o financiamento de um negócio bem concreto: imóveis. Fácil e palpável, ela é o “amor eterno, amor verdadeiro” dos brasileiros.
Na prática, a poupança se diferencia dos outros investimentos de uma forma bem simples: ela é isenta de impostos e taxas de administração. A ampla maioria dos investimentos paga as duas taxas. Além disso, o resgate é fácil e rápido. Outros investimentos têm um conjunto de regras para o momento do saque, e nem sempre você vai poder resgatar quando quiser.
Ela também é garantida pelo governo. Depósitos em poupança no valor de até R$ 250 mil são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito. Se o banco quebrar, você recebe o dinheiro de volta. Por fim, o uso que o governo e os bancos fazem dela é seguro. O dinheiro vai obrigatoriamente para o crédito imobiliário – e você sabe que, no final das contas, esse financiamento costuma ser pago. Se não for, o imóvel continua lá, como garantia. Ele não foge.
Mas, às vezes, segurança demais pode significar um negócio ruim. Em algumas situações, atrapalha o rendimento. Apesar de todas essas facilidades e da segurança, a caderneta perde de fundos com taxa de administração de até 1%. Em 2014, o poupador que colocou suas economias na caderneta viu seu poder aquisitivo ser corroído. A inflação medida pelo IPCA no primeiro semestre de 2014 foi de 3,75%. O retorno da poupança, de 3,47%. “Quanto mais a Selic subir, mais desinteressante a poupança se torna”, explica o economista Samy Dana, professor da FGV. No longo prazo, segundo ele, o investimento é perigoso justamente porque existe a possibilidade de perda pura. Seu dinheiro vale na saída menos do que ele valia na entrada.
Só que esse é apenas um dos problemas da caderneta de poupança. A sua popularidade criou uma grande confusão financeira no País. “Fazer uma poupança”, no Brasil, ganhou o sentido de abrir uma… conta poupança. Só que há vários jeitos de poupar. E a poupança, com o perdão da repetição de palavras, é só uma delas. Nos EUA, por exemplo, significa investir em ações e títulos públicos.
Portanto, para entender por que ela é a “namoradinha do Brasil”, é preciso entrar no túnel do tempo.
Agiota na parede
dompedroII
Em 1861, o imperador Dom Pedro 2° criou a Caixa Econômica da Corte, que deu origem ao banco que conhecemos hoje como Caixa Econômica Federal. Junto com ela nasceu o conceito e o nome “caderneta de poupança”. Em 12 de janeiro daquele ano, D. Pedro 2° mandou ver o decreto número 2.723: “A Caixa Econômica estabelecida na cidade do Rio de Janeiro (…) tem por fim receber, a juro de 6%, as pequenas economias das classes menos abastadas e de assegurar, sob garantia do Governo Imperial, a fiel restituição do que pertencer a cada contribuinte, quando este o reclamar (…)”. Numa lista criada pela Caixa, Antônio Alves Pereira Coruja aparece como o primeiro cidadão a ter uma caderneta de poupança. Logo no início das operações (e sem pegar fila), em 4 de novembro de 1861, ele levou 10 mil réis que começariam a render juros.
Até o surgimento da Caixa, o País vivia na pré-história bancária. Havia o Banco do Brasil, mas ele estava longe das pessoas. O BB era muito mais um Banco Central, controlando a quantidade de moeda na economia. Se você queria empreender e precisava de crédito, uma das maneiras era ir a uma casa de penhor: você deixava um bem como garantia e fazia um empréstimo por uma determinada taxa de juros. Porém, essas casas não eram confiáveis e às vezes cobravam juros extorsivos. Até que veio a Caixa.
Além de abrigar a poupança, ela passou a oferecer empréstimos com penhor. Era um salto de formalidade e confiança combinado com juros mais baixos e previsíveis. De um lado, ela recebia o dinheiro das pessoas e pagava uma taxa de juros. Ótimo para quem queria poupar. Do outro, emprestava a quem precisava. Excelente para quem queria empreender. Com essas duas medidas, o Brasil finalmente criou um sistema bancário. Estava mais fácil planejar o futuro. E tinha mais. De quebra, a Caixa amenizou um problema social. Para conseguir dinheiro, muitas pessoas recorriam a agiotas violentos, que resolviam empréstimos atrasados com pancadaria e assassinato. Com a simplicidade da poupança, o Brasil começou a avançar um pouquinho.
Então o tempo passa, o tempo voa, veio a abolição da escravatura em 1888, depois a Proclamação da República, em 1889. Mas a poupança continuava numa boa. Já em 1915, as Caixas Econômicas de diferentes Estados puderam remunerar clientes com taxas de juros diferentes, de acordo com as condições econômicas de cada lugar. O público atendido também cresceu. As mulheres, finalmente, puderam aplicar na poupança – mas só com autorização do marido. Assim, ao longo das primeiras décadas do século 20, a população se acostumou a amar a poupança. Sem mais nenhum investimento à mão, era o que tinha.
Só que esse amor foi tão intenso que acabou criando uma encrenca. As pessoas só tinham olhos para a poupança, o que também é um problema, como lembra Luiz Jurandir Simões, professor de Finanças da Faculdade de Economia da USP. “Foi um mecanismo de poupança direcionado para as classes mais humildes, que não dava consciência econômica e financeira”, explica ele. Até hoje, muitas pessoas têm medo de colocar dinheiro em qualquer outra coisa que não seja a boa e velha caderneta.
Zigue-zague
moedas
Ao longo dessa história, apenas duas coisas abalaram a relação: o confisco e o dragão de comer dinheiro.
A inflação começou a comer os ganhos da poupança na segunda metade do século. O problema era urgente e os militares, que tomaram o poder em 1964, tiveram de lidar com ele. Para driblar o dragão, o governo inventou a correção monetária. A medida mantinha a remuneração anual de 6% (0,5% ao mês) e ainda pagava uma taxa extra, que acompanhava a alta dos preços. Esse reajuste mensal era definido pelo Banco Central. Só que isso, na prática, criava mais inflação. Como você já sabe, quanto mais dinheiro na economia, mais consumo. Se a produção não acompanha a demanda, os preços sobem. E aí tome mais correção monetária, mais dinheiro na economia e mais inflação. Era o começo da tempestade perfeita que assolaria o País algumas décadas depois.
Nos anos seguintes, as regras da poupança passaram por um zigue-zague: o rendimento deixou de ser mensal e passou a ser trimestral. Os juros e a correção monetária eram acumulados durante os últimos três meses. Depois, um novo passo atrás e as regras voltaram para o rendimento mês a mês.
Nessas idas e vindas, a caderneta de poupança passou por um dos momentos mais importantes da sua existência, que teve um grande impacto na história do País. Havia uma demanda crescente por casas no Brasil, mas poucos recursos para financiá-las. Em 1967, o governo decidiu usar recursos da poupança para a habitação. Isso mudou as cidades. Com mais recursos, ficou mais fácil comprar e construir a casa própria. A caderneta entrou no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e veio um boom de crédito. É por causa dessa medida que milhões de pessoas puderam, finalmente, ter um lugar para morar. Ainda hoje, a poupança é a principal ferramenta de crédito imobiliário no Brasil.
Já nos anos 80, o País conheceu cortes de zero e a moeda foi mudando de nome tão logo cada um dos cinco planos econômicos ia caindo por terra: cruzeiro mudou para cruzado, cruzado novo, cruzeiro e cruzeiro real. Protegida pela correção monetária, a poupança era um dos poucos investimentos mais ou menos protegidos da inflação. Ação em bolsa? Dava menos do que a boa e velha caderneta de Dom Pedro 2°.
Mas a mudança que o País não esquece até hoje veio no dia 16 de maio de 1990, após um feriado bancário de três dias que resultou no confisco dos depósitos da caderneta. Nascia ali o Plano Brasil Novo, que ficou mais conhecido como Plano Collor, e um trauma para gerações de pessoas. A relação de amor era abalada.
Collor e a ministra da Economia, Zelia Cardoso de Mello, anunciaram um conjunto de mudanças contra a inflação. Em 1989, a taxa acumulada ao ano foi de estratosféricos 1.782,90%. Hoje, 6% já deixam todo mundo de cabelo em pé. Para “mexer com o psicológico” do cidadão, como diria um técnico de futebol, repetiu-se a fracassada estratégia e o dinheiro mudou de nome outra vez, só que sem cortar zeros: de cruzado novo para cruzeiro. Mas isso não era o pior. O plano congelou contas correntes e cadernetas de poupança por 18 meses. Tudo que excedesse Cr$ 50 mil na poupança ou na conta corrente não poderia sair da sua conta. Hoje, seria como dizer: todos os depósitos acima de R$ 5,5 mil estão bloqueados por um ano e meio. Os reajustes da poupança continuavam, mas você não podia sacar nada. Estava prestes a usar o dinheiro guardado para comprar a casa própria? Sem chance.
O plano traumatizou gerações de brasileiros, que passaram a desconfiar de todo e qualquer investimento. “A essência do plano foi o congelamento dos saldos”, diz o professor Luiz Jurandir Simões, da USP. Para conter a inflação, o Plano Collor deu um cavalo de pau na economia e tirou dinheiro de circulação. Cerca de 80% da moeda saiu do mercado, a inflação despencou e… logo voltou.
Até hoje, 390 mil processos estão espalhados pelo País à espera de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, o mais alto nível da Justiça brasileira, sobre as mudanças no rendimento da poupança não só no Plano Collor 1 (1990) e 2 (1991), mas também pelo Cruzado (1986), Bresser (1988) e Verão (1989). O tribunal vai decidir se bancos públicos e privados terão de cobrir as perdas.
A estabilidade
Portrait of couple
Com a chegada do Plano Real, que completou 20 anos em julho, e a estabilidade da moeda, a poupança voltou a ser querida. Mas, agora, com novos concorrentes. Em um país mais normal, você tem outras ferramentas para guardar dinheiro e planejar o futuro. Desde a chegada da nova moeda, a renda fixa se destaca como o investimento mais rentável. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que serve de referência para vários fundos, teve rendimento de 632,3% nestas últimas duas décadas, segundo a consultoria Economática. No mesmo período, o Ibovespa, índice com as principais ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, avançou 219,8%. A poupança está em terceiro lugar, com 103,2%.
Esse bom desempenho da poupança impôs um desafio ao governo. A Selic, taxa básica de juros da economia, que já alcançou a casa dos 40% durante alguns momentos do Plano Real, começou a cair nos primeiros anos do governo de Dilma Rousseff. Isso deixava fundos de investimento com ganhos parecidos com o da poupança quando a Selic estava perto de 11%. Pequenos aplicadores começaram a trocar seus fundos pela poupança. O rendimento era melhor, não paga taxa de administração e é isento de imposto de renda. Só que esses fundos são fundamentais para amplas áreas da economia. Se o dinheiro migrasse todo para a poupança, os bancos e o governo começariam a ter problemas para fechar as suas contas. Afinal, eles financiam as operações de crédito e a dívida do governo federal.
Mexer na poupança sempre traz muito risco. Os governos que mexeram nela pagaram um preço político alto. A solução encontrada para diminuir críticas foi manter a regra anterior para depósitos feitos até 3 de maio de 2012 e mudar a situação para novos aportes. Quando a taxa Selic está a 8,5% ou acima desse patamar, o rendimento continua sendo de 0,5% por mês mais TR (Taxa Referencial) – e, nos últimos anos, a TR tem ficado perto de zero. Abaixo de 8,5% da Selic, a poupança rende apenas 70% da taxa básica de juros da economia.
Nesse cenário, quanto dinheiro é ideal manter na poupança? “O menor possível”, segundo o educador financeiro Mauro Calil: “Muitas pessoas perdem a chance de ter um rendimento melhor ao deixar R$ 10 mil na caderneta por 30 anos”. Com a Selic em mais de 10%, praticamente todos os fundos de renda fixa ganham da poupança. Além disso, os fundos têm liquidez e rentabilidade diárias. Já a caderneta só traz rendimento mês a mês (no aniversário da aplicação).
A conveniência da poupança ainda pesa para que o brasileiro pule de fase na hora de investir suas economias. “É conhecida. Você não come uma comida que não conhece. Se servirem um prato diferente, que não se sabe como é feito e com gosto esquisito, você não vai comer tudo e acabará pedindo um hambúrguer”, diz Calil. Porém, existe um mundão de outras opções no cardápio: Tesouro Direto, CDBs e Letras de Crédito… É hora de conhecê-las. No mundo financeiro, você pode ter mais de um amor.
* O texto foi originalmente publicado no Dossiê SUPER Como plantar, regar e colher dinheiro

0 comentários